ESL: Conferência sobre “Geocaching e educação”

Realizou-se no passado dia 27 de fevereiro, uma conferência, denominada “Geocaching e Educação”, no anfiteatro desta Escola, onde foram oradores convidados o senhor Ricardo Moura (campeão de rallys) e o senhor José Serra (jornalista e realizador cinematográfico de filmes subaquáticos). Cada um destes conferencistas falou da sua vida e realizações, tendo se esforçado por “passar” a mensagem para os alunos, de que “nada na vida, se consegue sem esforço, dedicação, sacrifício, trabalho e persistência”.

Coube aos professores e alunos deste Clube, fazer a “ligação” do Geocaching aos dois conferencistas, o que não foi difícil pois existem em S. Miguel (e nos Açores em geral), várias “caches” relativas ao desporto automóvel e 6 caches “submarinas”, que só podem ser “encontradas” com mergulho de escafandro.

Estiveram presentes mais de 200 alunoss, maioritariamente membros do Clube de Geocaching desta Escola, bem como vários convidados, representantes das entidades parceiras deste Clube. Também esteve presente e em representação da senhora Presidente da Câmara Municipal da Lagoa, a Dra. Albertina Oliveira, vereadora desta edilidade, que falou sobre o envolvimento da Câmara da Lagoa com este Lagoa. Foram, ainda, visionados vários filmes, relativos ao Geocaching, muito em particular um relativo à atividade náutica de colocação da cache Luso, que foi organizada e realizada com o apoio do Clube Náutico de Lagoa.

GEOTOUR AZORES NA ESCOLA SECUNDÁRIA

Desde o final do mês de fevereiro que a sede da Geotour Azores (AZGT) é na Escola Secundária da Lagoa. Esta Geotour é um projeto do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional do Turismo, que conta, a partir de agora, com o envolvimento e colaboração do Clube de Geocaching desta Escola. Este projeto de Geocaching é uma ferramenta utilizada pela Direção Regional do Turismo com o objetivo de promover o turismo na Região Açores. Esta Geotour é única e pioneira em Portugal, sendo uma das 67 existentes no mundo. Existe uma placa, oferecida pela Câmara Municipal da Lagoa e colocada na entrada desta Escola, a assinalar esta sede e parceria.

A este propósito informa-se que na apresentação desta Geotour na Feira Internacional de Turismo de Lisboa, realizada no passado mês de março, este Clube de Geocaching esteve presente, através da apresentação do filme “Dream”, produzido por este Clube, aquando do concurso de filmes internacionais de Geocaching “GIFF 2018”, onde esta produção alcançou uma posição bastante honrosa.

Luis Filipe Machado e Marco Pereira
(Artigo publicado na edição impressa de abril de 2019)

Categorias: Educação, Local

Deixe o seu comentário