Log in

ESL: Clube de Geocaching da Escola Secundária de Lagoa [11]

Novo curso de formação para professores sobre Geocaching
Realizou-se, na Escola Secundária da Lagoa, entre 3 de 7 de setembro, um novo curso de formação, certificado, para professores do 2º, 3º ciclo e secundário que se encontrem colocados em escolas dos Açores, sobre: Geocaching – Uma ferramenta educativa (2ª edição). Este curso foi promovido pelo Newrónio, centro de formação da Escola Secundária da Lagoa, com a colaboração deste Clube, sendo formador o professor Luis Filipe Machado, coordenador do Clube de Geocaching desta escola. Participaram 19 professores de várias escolas de S. Miguel, de S. Jorge e do Pico. Durante o curso foi realizada uma visita de estudo à cidade de Lagoa, tendo sido visitadas várias caches, de diversos tipos, com importância para este concelho. Os formandos também tiveram a oportunidade de participar num evento oficial de Geocaching.

Atividades do Clube de Geocaching
Com o início do ano escolar, tiveram também início as atividades deste clube. Vários alunos deste clube, bem como alguns geocachers estrangeiros (de férias em S. Miguel), participaram, no passado dia 19 de setembro, num evento CITO (cash in trash out), que se realizou, na orla marítima, junto ao campo de futebol do Operário. Este evento teve como objetivo principal a limpeza daquela zona. Os participantes neste evento oficial receberam um “souvenir” relativo ao tema. Os eventos CITO integram-se na proteção do meio ambiente, onde o Geocaching procura ter um papel muito ativo e importante.
Este Clube também participou, a convite da Câmara da Lagoa, no passado dia 22 de setembro, na 6ª Feira de Ocupação de Tempos Livres, realizada na escola do Fisher. Este evento organizado pelo Gabinete de Desporto e Juventude, consistiu na “possibilidade de troca de experiências e conexões entre as entidades do concelho e os seus habitantes, divulgando as oportunidades existentes, mas também promovendo estilos de vida saudáveis e práticas variadas”. Os professores deste Clube, tiveram, assim a oportunidade de divulgar as atividades educativas que este Clube, disponibiliza.

Inscrições para participação no Clube
Este Clube destina-se a alunos da Escola Secundária de Lagoa, com interesse nesta área e que se poderão inscrever até ao dia 30 de outubro, podendo os pais/encarregados de educação, destes alunos, participar e colaborar nas atividades do Clube, através dos seus filhos/educandos. De realçar que as turmas dos Cursos Profissionais de Técnico de Turismo Rural e Ambiental e de Gestão Ambiental, terão, de novo, um grande envolvimento nas atividades deste Clube. Para contato com este Clube de Geocaching poderá ser utilizado o email: clubedegeocachingesl@gmail.com. Os alunos interessados deverão contactar com o seu diretor de turma.

Luis Filipe Machado e Marco Pereira
(Artigo publicado na edição impressa de outubro de 2018)

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem