Escola Profissional de Lagoa assinala Dia Internacional da Mulher com palestra no Nonagon

© CML

No dia em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o auditório do NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel recebeu a palestra “Igualdade de Género – Um desígnio do Século XXI”, organizada pela INETESE – Escola Profissional de Lagoa,

Foram convidados para a palestra alunos do sétimo ano da Escola Secundária de Lagoa e várias turmas dos cursos profissionais da escola profissional. 

A palestra teve vários momentos de debate entre alunos, oradores e convidados, com base na troca de conhecimentos e experiências, no que diz respeito à temática da igualdade de género. 

Na ocasião, a vereadora da área da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Lagoa, Albertina Oliveira, congratulou a INETESE pela organização da palestra “no dia em que se assinala a luta, a conquista e o reconhecimento da mulher no mundo”.  

“Apesar desta data simbólica, ainda se verificam desigualdades de género na nossa sociedade e quotidianamente há um conjunto de entidades que trabalham esta temática o ano inteiro, buscando persistentemente estratégias para ultrapassar preconceitos e episódios de discriminação do sexo feminino e até mesmo de violência contra a mulher”, referiu. 

“A igualdade de género é o tratamento justo para mulheres e homens, equivalente em termos de direitos, benefícios, obrigações e oportunidades”, explicou. De acordo com Albertina Oliveira, “cada vez mais, os exemplos de outras mulheres acabam por ser estímulos para muitas mulheres prosseguirem as suas carreiras, reforçando a sua segurança e autoestima”. 

“O panorama atual da participação das mulheres na vida política continua a ser feito com base no cumprimento da Lei da Paridade. Não faz sentido tomar decisões políticas onde não estejam presentes mulheres, quando num ‘mundo político’ predominantemente masculino, há assuntos que ganham outra sensibilidade com o envolvimento das mulheres. Por isso, cabe a todos continuar a trabalhar para que o estatuto da mulher seja plenamente reconhecido, valorizado e efetivo”, reforçou a vereadora. 

Outras temáticas foram abordadas, nomeadamente por Catarina Machado, Dirigente Intermédia de Ação Social, Saúde, Educação e Cultura da Câmara Municipal de Lagoa, com a apresentação “A Mulher na Atualidade: Passado, Presente e Futuro”; pelo Cónego e Reitor do Santuário da Esperança, Adriano Borges, com o tema “As mulheres e Jesus Cristo”; pela representante da delegação dos Açores da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima – APAV, Sílvia Branco, que abordou a temática “Violência no namoro”, e a representante do Núcleo Local de São Miguel da Amnistia Internacional, Catarina Gaspar.

DL

Categorias: Local

Deixe o seu comentário