Escola do Mar vai ter curso de nadador-salvador

Foto DR

O Diretor Regional dos Assuntos do Mar adiantou que a Escola do Mar dos Açores pretende certificar-se junto do Instituto de Socorros a Náufragos enquanto escola de formação de nadadores-salvadores, para que, “no próximo ano, seja possível a realização de cursos em todas as ilhas da Região”.

Filipe Porteiro falava quinta-feira, 13 de agosto, na Praia de Porto Pim, na Horta, à margem de um simulacro sobre técnicas de salvamento pelos nadadores-salvadores, promovido pela Associação de Nadadores Salvadores da Costa Norte.

Segundo o Diretor Regional, “a contratação de nadadores-salvadores vindos do exterior” para colmatar as necessidades durante esta época balnear foi “uma boa solução”, que poderá ser replicada nas ilhas mais pequenas.

Refira-se que a pandemia de Covid-19 impossibilitou este ano a realização de cursos de formação de nadadores-salvadores na Região.

A contratação de nadadores-salvadores para as zonas balneares da competência direta da Direção Regional dos Assuntos do Mar, nomeadamente Porto Pim, no Faial, Maia e São Lourenço, em Santa Maria, e São Vicente Ferreira, em São Miguel, representa um investimento anual superior a 70 mil euros. 

A Direção Regional dos Assuntos do Mar comparticipa também os cursos de nadadores-salvadores realizados na Região, que visam formar e qualificar jovens para prestarem serviços de informação, vigilância, salvamento e socorro nas zonas balneares costeiras do arquipélago.

DL/GaCS

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário