Três zonas balneares do concelho de Lagoa, o Complexo de Piscinas Naturais de Lagoa, a zona balnear da Caloura e a zona da Baixa d’Areia, vão receber a distinção do Galardão Bandeira Azul, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), segundo comunicado da Câmara Municipal da Lagoa (CML).
Distinções foram anunciadas esta semana, no Aquário Vasco da Gama, em Oeiras, tendo sido no total atribuídas 440 Bandeiras Azuis, a nível nacional, pelo júri internacional, das quais 398 praias, 19 marinas e 23 embarcações ecoturísticas.
Nos Arquipélago dos Açores, foram 45 as praias costeiras galardoadas, de 10 concelhos diferentes, e aprovadas 95 atividades na área da educação ambiental.
No concelho de Lagoa, foram galardoadas as três praias candidatas, bem como o Centro Azul.
Para garantir este galardão nas zonas balneares, é necessário o cumprimento de diversos requisitos, desde logo, a qualidade da água balnear, mas também ao nível de informação, atividades de educação ambiental, conduta ambiental e boas práticas ambientais, entre outros, explica a autarquia lagoense, na mesma nota.
“Além disso, o Complexo de Piscinas Naturais de Lagoa e a zona balnear da Caloura voltaram a ser distinguidos com o Galardão Qualidade de Ouro, atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Para receber este galardão, a água balnear tem de respeitar diversos critérios relacionados com a qualidade da água, os valores de excelência das análises realizadas e não ter tido qualquer tipo de ocorrência ou proibição de prática balnear”.
Foram, ainda, anunciadas as datas da abertura da época balnear de 2024 na Lagoa, sendo que, no Complexo de Piscinas Naturais e na zona balnear da Caloura, terá início a 8 de junho e, na zona balnear da Baixa d’Areia, a 6 de julho. A época termina a 8 de setembro, no Complexo de Piscinas Naturais, e a 28 de setembro na zona balnear da Caloura e na Baixa d’Areia, segundo a Câmara Municipal da Lagoa.
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.