A partir do próximo sábado, o Convento dos Franciscanos será palco, pelo terceiro ano consecutivo, para acolher a VI edição da Feira do Livro na Cidade de Lagoa, pelas 17h00.
Trata-se de um evento anual, organizado pela Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira e Escola Secundária de Lagoa, que irá decorrer entre os dias 26 de abril e 3 de maio, sendo uma iniciativa já conhecida pela diversidade e oferta educativa e cultural que tem oferecido à comunidade.
Esta edição da feira do livro conta, uma vez mais, com um tema alusivo às comemorações de abril, subordinada à temática “abril, livros mil”, sendo que o objetivo principal da feira passa por promover ainda mais o livro, tornando-o acessível a todo o público.
Esta edição contará com a presença das livrarias e gráficas, nomeadamente Bertrand, Publiçor, Letras Lavadas, Papelaria Plano A, Tabacaria Açoriana e Ver Açor, para além de publicações que irão estar à venda do OVGA e Instituto Cultural padre João José Tavares.
De realçar que, este evento anual prima por ter uma grande adesão e tem-se revestido de grande importância para o concelho, consolidando, igualmente, a ação do município em matéria de educação e cultura, levada a cabo através de diversas atividades, ajustadas a diferentes públicos.
Aquando da abertura oficial da feira do Livro, a partir das 17h00, os presentes poderão assistir a uma atuação protagonizada pelos alunos da Escola Secundária de Lagoa intitulada A moldura mágica e escritores com história. Posteriormente dá-se a abertura formal da feira com a Inauguração de três exposições: a exposição de pintura dos alunos do artista plástico Victor Almeida, a exposição coletiva fotográfica “A ilha. Das artes. Da arquitectura. Das paisagens. Dos costumes”. No mesmo espaço onde estará exposta esta mostra fotográfica, serão dadas a conhecer algumas das máquinas fotográficas da coleção de Tomaz Borba Vieira, patrono da Biblioteca.
Os visitantes podem visualizar a exposição As danças do Ser de Paulo Medeiros, uma exposição itinerante produzida pelo Centro Cultural de Ponta Delgada.
Do restante programa previsto durante a IV feira do livro, realce para um workshop de fotografia pinhole; uma aula aberta com Vitor Almeida, sobre o expressionismo e o minimalismo na contemporaneidade. Previsto também está um serão de estórias, em noite de lua nova, para miúdos e graúdos, num serão diferente, com bolinhos e chá, bem como um encontro de leitores, dinamizado pelo clube de leitores da Bertrand. Outra atividade a decorrer durante esta IV feira do livro será uma ação de sensibilização, intitulada estratégias na promoção da leitura infanto-juvenil, tertúlia, “A Fotografia é o Pretexto”.
A IV feira do livro de Lagoa poderá ser visitada a partir de 26 de abril das 14h30 às 22h00, aos fins-de-semana, dias úteis e feriado, esta é uma feira que disponibilizará ao público mais de dois mil livros a preços muito acessíveis.
DL/CML
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Deja una respuesta