Log in

V Encontro Açores Brasil decorre na próxima semana em São Miguel

© D.R.

O V Encontro Açores Brasil realiza-se na próxima quinta-feira, 9 de maio, no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada, uma iniciativa da Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, através da Direção Regional das Comunidades, segundo comunicado do Governo Regional.

A sessão inicia-se às 10h00 e será constituída por dois painéis, um dedicado aos açordescendentes no Brasil e outro sobre os brasileiros nos Açores, sendo ambos transmitidos, em direto e na íntegra, através da página oficial da Direção Regional das Comunidades no Facebook, Comunidades Açores, explica a mesma nota.

O primeiro painel conta com intervenções dos Conselheiros da Diáspora Açoriana eleitos pelos estados brasileiros do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, respetivamente, Daniel Evangelho Gonçalves, Willian Agostinho Marques e Régis Marques Gomes. Este painel é encerrado pela presidente da Associação dos Emigrantes dos Açores, Andrea Moniz-DeSouza.

O segundo painel terá os testemunhos de integração de oito cidadãos brasileiros residentes na ilha de São Miguel, nomeadamente, Acir Meirelles, Anderson Ouro Preto, Ângela Fernandes, Anna Christina Silva, Clayton Carneiro, Eleonora Marino Duarte, Tatiana Clébicar e Wellington Nascimento. O presidente da Associação dos Imigrantes nos Açores, Leoter Viegas, encerra este painel.

O encerramento oficial do V Encontro Açores Brasil, por volta das 12h00, estará a cargo do Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, que conduzirá os trabalhos dos dois painéis, enquanto o Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, fará o enquadramento inicial do evento, de acordo com a mesma nota.

O primeiro Encontro Açores Brasil teve lugar em outubro de 2021, em Ponta Delgada, com as três edições seguintes a realizarem-se em Angra do Heroísmo (março de 2022), Rio de Janeiro (julho de 2022) e Florianópolis (dezembro de 2023).

Esta iniciativa visa reconhecer a importância e valorizar a cooperação entre os Açores e o primeiro destino da emigração açoriana, o Brasil, que é igualmente o país de origem da mais representativa comunidade imigrada na Região.

Os encontros inserem-se na política do Governo dos Açores que reforça e valoriza os laços sociais, culturais e económicos entre a Região Autónoma e a sua diáspora, neste caso particular com as comunidades açordescendentes no Brasil.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.