Log in

Trabalhadores da Base das Lajes com atualização salarial de 4,7 por cento

Anúncio foi feito após a 51.ª Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e os Estados Unidos da América © VPGR

Os trabalhadores da Base das Lajes, na ilha Terceira, vão ter uma atualização salarial de 4,7 por cento, a partir de julho, anunciou a vice-presidência do Governo regional dos Açores, após a 51.ª Comissão Bilateral Permanente (CBP) entre Portugal e os Estados Unidos da América (EUA), que se realizou na terça-feira, 14 de maio, em Washington.

O vice-presidente do Governo regional dos Açores, Artur Lima, marcou presença na Comissão, acompanhado pelo diretor regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa.

Na agenda da reunião foram abordados assuntos relacionados com a Base das Lajes, nomeadamente sobre as tabelas salariais da força laboral portuguesa, o processo de descontaminação de solos e aquíferos da Praia da Vitória e a cooperação estratégica em áreas emergentes como a ciência ou a tecnologia.

Foi alcançado um acordo de princípio, a formalizar nas próximas semanas, para um novo alargamento do Fair Wage Supplement a mais graus e a mais escalões, de modo a abranger todas as situações que possam ainda subsistir, o que assegura, ainda, que as diuturnidades não sejam prejudicadas.

Contudo, o vice-presidente do Governo regional reiterou que é necessário discutir uma solução definitiva e estrutural para a questão das tabelas salariais, que garanta que todos os trabalhadores da Base das Lajes tenham uma remuneração digna, justa e sempre acima do salário mínimo regional.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.