Log in

Teatro Micaelense celebra Dia Mundial da Música

© D.R.
pub

O Teatro Micaelense vai celebrar o Dia Mundial da Música com um concerto da filarmónica Nossa Senhora das Neves, sob a direção de Hélio Soares, com os clarinetistas Andy Miles e Paulo Gaspar. Será no dia 1 de outubro, às 21h30. Os bilhetes estão à venda.

O concerto integra a programação da segunda edição do Festival Internacional Clarinando, uma iniciativa da filarmónica Nossa Senhora das Neves, que se assume como um projeto cultural de serviço público, ajudando na formação de mais e melhores ouvintes, através de uma partilha de experiências e saberes entre alguns dos mais prestigiados nomes do clarinete a nível nacional e internacional.

Andy Miles, músico de câmara e clarinetista solo da orquestra WDR Funkhausorchester, em Colónia, é um dos clarinetistas mais excitantes da atualidade, cruzando a música clássica com o jazz, tango e outros estilos musicais. A sua experiência como saxofonista em bandas de rock, clarinetista e saxofonista em várias formações de jazz e como principal clarinetista da Philharmonisches Staatsorchester, em Hamburgo, permitiu-lhe ultrapassar as fronteiras entre géneros musicais e combiná-los numa mistura única. 

O seu talento para a composição e arranjos é demonstrado, repetidamente, em concertos e torna-o muito procurado para a composição de bandas sonoras. Já compôs para a Netflix, National Geographic, ARTE, ZDF, ARD e para vários anúncios publicitários.

Paulo Gaspar formou-se em clarinete, na Escola Superior de Música de Lisboa, concluiu o mestrado em Artes Musicais, na Universidade Nova de Lisboa, e doutorou-se em Música e Musicologia, na Universidade de Évora. Ao longo da sua carreira, tem desenvolvido uma atividade muito diversa, que vai da música erudita ao jazz, passando pela música popular, incluindo o fado, sendo de realçar a música para bailado, teatro e cinema. Tem participado em inúmeras gravações e colaborado com diversos músicos nacionais e estrangeiros, além das orquestras Sinfónica Portuguesa, Metropolitana de Lisboa e Fundação Calouste Gulbenkian.

Atualmente é solista da Banda da Armada, clarinetista dos Dixie Gang, Lisbon Underground Music Ensemble e integra a Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal. É professor na Escola de Jazz Luiz Villas-Boas (Hot Clube de Portugal), Academia Nacional Superior de Orquestra e Escola Superior de Música de Lisboa.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.