Receitas que nos fazem viajar ao passado: O percurso de Leonor Santos, fenómeno do YouTube
A vilafranquense Leonor Santos tem um canal no YouTube com 105 mil subscritores e fãs de todo o mundo. No canal “Sabor dos Açores”, partilha todo o tipo de receitas de pratos tradicionais
“Foi no fogão a petróleo que aprendi a cozinhar”, começa por contar, em conversa, Leonor Santos, de 65 anos. Foi nesse fogão que em tenra idade lhe surgiu a paixão de cozinhar. A paixão, o “dom” e a inspiração que vem da sua mãe, tia e avó, levaram a vilafranquense a criar um canal no YouTube, que tem neste momento 105 mil subscritores e quase 1000 vídeos publicados.
A vilafranquense recebeu o Diário da Lagoa (DL) logo pela manhã na sua casa, com vista para o ilhéu. Àquela hora, ainda não havia aromas ou sabores dos pratos açorianos, mas pairava no ar o cheiro de uma boa história.
Ouvir Leonor contar sobre a sua vida foi também um retorno ao passado. “No tempo, quando éramos pequenas, as meninas da minha rua vinham todas para a minha casa. Brincávamos às casinhas. Chegava a uma certa altura em que ficávamos com fome e eu fazia a comida. Devia ter à volta dos sete anos. No tempo não tínhamos frigorífico. A mãe de uma amiga minha matava porcos e ia-se buscar chouriços. Outra amiga, o pai era pescador e tinha batata para engordo do peixe e eu cozia essas batatas. Por vezes ela trazia peixe. São boas memórias. Quem me dera voltar atrás”, sente a vilafranquense.
Leonor Santos chama-o de dom: “Cozinho desde que me lembro, porque foi sempre um dom que tive para a cozinha. Adoro fazer comida. Faço tudo o que é antigo, que a minha mãe e a minha avó faziam, mas também faço pratos variados”, refere. As suas comidas preferidas são as couves aferventadas e os chicharros fritos.
A sua sabedoria também se deve à mãe, à tia e à avó. Leonor, uma de quatro irmãos, lembra que a mãe era “uma grande cozinheira, tanto para fazer pão como para comidas.
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
My dear friend. I love to watch you cook. I learn do much with you. Never stop cooking. You are a great person. And we can tell you cook with love. You are amazing. Love you. ????
Comentários
My dear friend. I love to watch you cook. I learn do much with you. Never stop cooking. You are a great person. And we can tell you cook with love. You are amazing. Love you. ????