Log in

Protocolo duplica apoio financeiro ao CIVISA

© SRSD

O protocolo assinado entre o governo dos Açores e o CIVISA assegura um reforço financeiro significativo para a entidade, cujas despesas sofreram um acréscimo com o acompanhamento da recente crise sismovulcânica de São Jorge.

Esse é um dos motivos para que o governo regional tenha decidido duplicar o valor atribuído à instituição, cifrando-se agora nos 600 mil euros, sendo que uma parte desse valor já foi atribuída e a restante é referente ao ano de 2023.

“O CIVISA presta um contributo de excelência e essencial a todos os açorianos, imprescindível e de valor inquestionável” considerou Mónica Seidi, secretária regional da Saúde e Desporto, e titular da pasta da Proteção Civil.

E prosseguiu: “é tempo de ir ao encontro daquelas que têm sido as preocupações e até reivindicações desta entidade. Neste sentido, o governo regional procedeu à atualização do protocolo que não era atualizado desde 2019. O acompanhamento da crise sísmica de São Jorge trouxe ao de cima a necessidade imperiosa destes protocolos melhorarem de forma exemplar e o governo tem essa consciência”.

Este valor vai permitir ao CIVISA cobrir as necessidades imediatas, havendo equipamentos que têm de ser substituídos para melhorar a capacidade de resposta, acompanhando a evolução tecnológica, e deve-se também melhorar a rede de transmissão, já que o trabalho de monitorização é contínuo e exige que os dados cheguem em tempo real.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.