Log in

Projeto piloto SIV arranca na Praia da Vitória

© SRSD

Mónica Seidi assinou um novo protocolo entre a proteção civil e a e os bombeiros da Praia da Vitória tendo em vista a implementação de um projeto piloto SIV. “Esta é uma nova forma de assistência às populações, um projeto piloto que se inicia com esta colaboração, mas que no futuro pretendemos que se replique” disse a secretária regional da Saúde.

Na prática, em vez do socorro através de um veículo de assistência e uma ambulância, passa a haver uma “maximização dos recursos recorrendo apenas a um veículo, uma ambulância tipo B”.

A secretária regional explicou que “a ambulância passa a ser a única unidade enviada para o socorro, com todo o equipamento necessário e que, anteriormente, se dividia por dois veículos. Esta viatura é ativada da mesma forma, obedece ao médico regulador e funciona com os mesmos protocolos de atuação do serviço SIV”.

“Não obstante, em vez de quatro recursos humanos, passamos a ter três, onde se incluiu sempre um enfermeiro, e um TAS e/ou TAT”, precisou.

Os tripulantes de ambulância de socorro são treinados especificamente nesta área de modo a maximizar cada um dos equipamentos nos veículos bem como dos recursos humanos envolvidos. Assim, é dispensada a utilização do veículo SIV, enviando de imediato os recursos mais completos existentes, ampliando os meios disponíveis para os socorros antes da chegada ao hospital ou centro de saúde.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

CAPTCHA ImageCambiar Imagen