O Secretário Regional da Educação e cultura apresentou esta quarta-feira, dia 28 de setembro, em Angra do Heroísmo, a REDA, uma plataforma de recursos educativos digitais abertos elaborada, ao longo do ano letivo de 2015/16, por uma equipa de 6 docentes.
Segundo o executivo regional, trata-se de uma medida enquadrada no Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar – ProSucesso, Açores pela Educação, que disponibiliza, numa primeira fase, cerca de 350 recursos pedagógicos, para além de ligações úteis a sítios e páginas com conteúdos ou propostas didáticas relevantes.
Avelino Meneses, que falava na apresentação desta nova ferramenta didática, salientou que o ProSucesso, em apenas um ano de aplicação, “evidencia alguns resultados encorajadores que não dispensam – antes exigem –, a continuidade e o aprofundamento da intervenção”.
É neste contexto que surge a REDA, “que disponibiliza recursos educativos de qualidade, indutores do enriquecimento e da revisão das práticas pedagógicas”, sublinhou o titular da pasta da Educação.
Nesta primeira fase, a REDA coloca à disposição dos professores das disciplinas de Português, Matemática e Físico-Química, sobretudo do 3.º Ciclo do Ensino Básico, vários recursos educativos editáveis e em formatos variados (vídeo, texto, jogos), podendo alguns deles ser utilizados em vários níveis de ensino e em diferentes disciplinas.
A opção por estas disciplinas é justificada, por um lado, pela sua importância no percurso dos alunos e na tomada de decisão quanto à aprovação no fim de cada ciclo do ensino básico, no caso de Português e de Matemática, bem como pela relevância dada ao desenvolvimento das literacias científica e digital.
Também são disponibilizados recursos das áreas de Cidadania e de TIC e, numa segunda fase, será alargado o leque de disciplinas a integrar.
Os alunos já têm acesso, nesta primeira fase, a vários recursos orientados para o complemento do seu estudo e para uma aprendizagem mais autónoma.
DL/Gacs
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Deja una respuesta