Log in

Nordeste colabora com projeto GAL Costeiro

© CM NORDESTE
pub

A Câmara Municipal do Nordeste colaborou com a cooperativa A Ponte Norte (gestora do GAL Costeiro Mar Açores Oriental) na apresentação pública do programa Mar 2030, destinado às freguesias costeiras das ilhas de São Miguel e de Santa Maria.

A este programa podem concorrer pessoas em nome individual, entidades públicas e associações, com ou sem fins lucrativos, através da apresentação de projetos que podem ser apoiados entre 85 a 100 por cento a fundo perdido.

Os projetos a submeter terão de estar ligados à valorização do mar e de atividades associadas, podendo passar, por exemplo, por projetos de restauração, recuperação de património e de infraestruturas de contemplação da orla costeira, execução de passadiços e de acessos de baixo impacto ambiental.

Também é considerada e valorização do pescado de baixo valor económico, criação ou valorização de artesanato ligado ao mar, disponibilização de meios para atividade náutica, criação de novos produtos ligados ao mar ou a criação/dinamização de micro e pequenas empresas que desenvolvam atividades económicas inovadoras ligadas ao mar.

Contempla ainda ações de investigação que confiram a reabilitação do meio marinho, de formação em áreas da economia do mar, animação sociocultural e literacia da comunidade através da cultura, da arte ou do desporto e ações de formação para profissionais da pesca no ativo e de integração das mulheres no desenvolvimento das comunidades costeiras.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.