Log in

Nordeste assinala Dia Municipal para a Igualdade

© CM NORDESTE
pub

Na próxima terça-feira, 24 de outubro, o município do Nordeste assinala o Dia Municipal para a Igualdade através de uma ação de rua de sensibilização para a igualdade entre mulheres e homens.

A ação é desenvolvida no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e a não Discriminação, criado ao abrigo do protocolo de cooperação do município com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

A ação de sensibilização, que terá lugar na sede do concelho, entre as 11h30 e as 14h00, em horário de maior movimento, conta com a colaboração de algumas entidades regionais que trabalham nesta área.

Todas estas entidades cederam materiais de sensibilização, cabendo ao município do Nordeste a conceção do material complementar alusivo ao Dia Municipal para a Igualdade, especialmente dirigida aos homens, com o objetivo de fomentar a maior participação destes na esfera privada, particularmente no que se relaciona com as tarefas domésticas, envolvendo-os como agentes ativos e beneficiários diretos da igualdade entre mulheres e homens.

Este é o terceiro ano que a Câmara do Nordeste assinala o Dia Municipal para a Igualdade, tendo-o feito, em 2022, com a colaboração da ACESSA – Associação Centro de Estudos de Economia Solidária, através de uma ação sobre linguagem inclusiva dirigida aos colaboradores da autarquia; em 2021, com outra ação, desta vez dirigida ao público escolar do ensino secundário sobre igualdade de género na sexualidade, levada a cabo pela APF Açores – Associação para o Planeamento Familiar e Saúde Sexual e Reprodutiva).

Fora do âmbito do Dia Municipal para a Igualdade, o município do Nordeste tem desenvolvido sessões com crianças dos centros ocupacionais do concelho, em que se aborda a igualdade de género e, no próximo mês de novembro, promove mais uma sessão para os colaboradores da autarquia e membros da equipa para a igualdade na vida local, sobre desigualdades de género, proporcionada pela ACESSA.

No final deste ano, a Câmara do Nordeste renovará o protocolo de cooperação com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, assim como o Plano Municipal para Igualdade e a não Discriminação.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.