Log in

Museu de Lagoa-Açores pretende integrar Rede de Museus e Coleções Visitáveis dos Açores

© CML
pubpub

Em comunicado, a Câmara Municipal de Lagoa anunciou hoje que entregou o pedido para integrar o Museu de Lagoa-Açores na Rede de Museus e Coleções Visitáveis dos Açores.

De acordo com a nota de imprensa, a autarquia lagoense considera que integrar a Rede facilitará o estabelecimento de parcerias com as instituições congéneres do arquipélago, a cooperação técnica e a otimização de recursos. 

“Esta integração reforça a vontade de construir pontes que beneficiem o seu público. Nessa ótica várias instituições concelhias têm vindo a implementar o uso de aplicações que também são, ou serão usadas pelas suas congéneres regionais, nomeadamente o ATOM para o Arquivo Histórico Municipal, já disponibilizado ao público, o KOHA para a Biblioteca Municipal  Tomaz Borba Vieira e o Collective Access para o Museu, estes últimos em fase de instalação”, é dito na nota divulgada junto das redações.

A autarquia salienta ainda que “tem vindo a investir no seu Museu, nomeadamente na implementação de museografias pedagógicas e no estabelecimento de protocolos com instituições concelhias que desenvolvem atividade na mesma área, mais especificamente com as fábricas da igreja Matriz de Santa Cruz e da igreja de São José da Ribeira Chã, bem como com o proprietário da Tenda de Ferreiro Ferrador, João Benevides, de modo a garantir a presença da instituição nas cinco freguesias do concelho”.

A Rede de Museus e Coleções Visitáveis dos Açores é um sistema organizado, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus, sendo um local de partilha de conhecimentos, de experiências, curiosidades e inspirações, através da mostra da diversidade cultural e identitária do arquipélago dos Açores.

O Museu de Lagoa-Açores, a Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, e o Arquivo Histórico Municipal, aberto ao público no ano passado, constituem os três pilares da memória do concelho, e têm todos sede no antigo convento franciscano de Santo António, na freguesia de Santa Cruz.

Lusa/ DL

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

CAPTCHA ImageCambiar Imagen