À semelhança dos anos anteriores, e tal como o Diário da Lagoa já noticiou, novembro é o mês do galo capão no concelho do Nordeste, iniciativa de cariz gastronómico que coloca à mesa dos restaurantes aderentes um prato típico daquele concelho.
É intuito da Câmara Municipal do Nordeste continuar a recuperar e valorizar um dos pratos tradicionais do concelho, o galo-capão, introduzindo-o nas ementas dos restaurantes locais.
Assim, durante o mês de novembro, aos domingos, a restauração local coloca à disposição dos clientes um prato característico de outros tempos e que preenchia o jantar de Natal nas casas do concelho nordestense.
O galo capão é uma ave de capoeira de campo, cuja criação é feita de modo tradicional recuando ao conhecimento dos antepassados para que a carne seja mais tenra e saborosa, sendo no passado um prato associado ao mês de dezembro e às festas do Natal.
Presentemente, a autarquia tem procurado estender esta tradição ao período da Páscoa, com o propósito de ajudar os produtores de galo capão e os restaurantes do concelho.
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.