Log in

Lagoa com semana dedicada à infância

Com uma programação que abrange todas as freguesias do concelho, a Lagoa vai ser palco de atividades como um seminário, espetáculos de magia, horas do conto, marionetas e teatro para bebés

© CM LAGOA
pubpub

No âmbito da celebração do Dia Mundial da Criança, a Lagoa conta com uma semana inteira, entre 27 de maio e 1 de junho, dedicada às crianças, anunciou esta terça-feira a Câmara da Lagoa.

Com uma programação que abrange todas as freguesias do concelho, a Lagoa vai ser palco de atividades como um seminário, espetáculos de magia, horas do conto, marionetas e teatro para bebés.

De acordo com nota de imprensa enviada às redações pela autarquia lagoense, a semana começou esta segunda-feira, 27 de maio, com o seminário “A criança e o brincar”, numa organização da Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, com a colaboração do CATL O Borbas, que teve lugar no cineteatro lagoense Francisco D’Amaral Almeida. A ação formativa foi destinada a agentes educativos, como profissionais de valências CATL, das ciências da educação, educadores, professores, psicólogos, animadores socioculturais, auxiliares, bem como estudantes e público em geral.

O evento contou com a apresentação da conferência “Criança, Natureza e Brinca! Relação ou Interação?”, por Aida Figueiredo, que contou com a moderação de Adolfo Fialho. Seguiu-se o primeiro painel sob o tema “Conversas à volta da infância e do brincar”, com moderação de Pedro Soares, e participação de Ana Rochate de Almeida, do projeto «Novas Rotas», e das psicólogas Mónica Domingues e Beatriz Maia. O segundo painel consistiu num briefing de projetos de natureza lúdica, sob moderação de Marta Azevedo, diretora pedagógica da creche e jardim de infância «O Pardal», e contou com a presença dos fundadores do projeto «Mata do Pópulo», de Ana Vieira e Tânia Sousa, do Instituto de Apoio à Criança, e Andrea Ferreira, do Centro Social e Cultural do Cabouco.

Hoje, 28 de maio, vai decorrer um espetáculo de magia «Abrakadabra», de Francisco Mousinho, no Auditório Ferreira da Silva, na vila de Água de Pau, destinado aos alunos do pré-escolar e primeiro ciclo da Escola Básica Integrada de Água de Pau, seguido da Hora do Conta, com Miguel Esteves. Da parte da tarde, as crianças do CATL «O Mimo» de Água de Pau participarão na atividade «Pintores e Escultores, promovida pelo serviço educativo e inserida na exposição de Luís França e José Maria França Machado, patente no Centro Cultural da Caloura. Ao mesmo tempo, no Quintal Etnográfico da Ribeira Chã, os alunos da valência de CATL da freguesia usufruirão de uma «Hora do Conto no Quintal», pela Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira.

No dia 29 de maio, haverá duas sessões do espetáculo de magia «Abrakadabra», de Francisco Mousinho, no cineteatro lagoense Francisco d’Amaral Almeida. Da parte da tarde, as crianças do CATL do Centro Social e Cultural do Cabouco ouvirão a Hora do Conto na Praça D. Amélia.

Na sexta-feira, 31 de maio, entre as 9h30 e as 11h00, é a vez do cineteatro lagoense Francisco d’Amaral Almeida, receber o espetáculo de marionetas intitulado «À procura do ó ó perdido», pelo grupo de teatro «Lua Cheia – teatro para todos», dedicado aos alunos do pré-escolar da EBI de Lagoa e creche e jardim de infância «O Pardal».

Finalmente, no dia 1 de junho, dia em que se celebra o Dia Mundial da Criança, a autarquia promoverá o espetáculo «Bebeethoven», pelo grupo de teatro «Lua Cheia – teatro para todos». Consiste numa peça de teatro para bebés entre os 6 e os 36 meses, no âmbito do projeto Sábado em Família, que terá lugar pelas 10h00, na Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

CAPTCHA ImageCambiar Imagen