O município da Lagoa, através do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL), vai assinalar a 15.ª Semana dos Resíduos dos Açores, inserida na 16.ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, assinalada entre 16 e 24 de novembro, com atividades de sensibilização sobre desperdício alimentar, segundo nota enviada pela Câmara Municipal da Lagoa.
Neste âmbito, a autarquia vai publicar nas suas redes sociais dois filmes: um criado no âmbito da candidatura ao PO2020, intitulado “A reciclagem começa nas nossas casas”, e outro filme, realizado em parceria com as avós do projeto “A Avó Veio Trabalhar”, com técnicas de aproveitamento das sobras alimentares de modo a evitar o desperdício, pode ler-se.
No dia 20 de novembro, vai ter lugar uma sessão de sensibilização sobre desperdício alimentar e sugestões de reaproveitamento, direcionada aos alunos do 2.º ciclo, na Escola Básica Integrada de Lagoa, lê-se ainda, na nota.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) trabalhados pelo CEFAL nestas atividades são: 4- educação de qualidade; 12- produção e consumo sustentáveis e 13- ação climática.
A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) é uma iniciativa internacional que tem como finalidade a realização, durante uma semana, de diversas ações de sensibilização sobre a gestão sustentável dos recursos e dos resíduos, visando a alteração dos comportamentos dos cidadãos europeus relativamente aos seus padrões e hábitos de consumo.
A 15.ª Semana dos Resíduos dos Açores, promovida pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, através da Direção Regional do Ambiente e Ação Climática, surge com o objetivo de envolver, em todas as ilhas, ações organizadas voluntariamente por entidades públicas e privadas, explica ainda o mesmo comunicado.
As ações integradas nesta iniciativa pretendem, essencialmente, sensibilizar e informar sobre a correta gestão dos resíduos ao nível de ilha e dar a conhecer os respetivos destinos adequados, alertando para a prevenção, com vista à minimização da sua produção diária, lê-se ainda.
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.