Log in

Governo aumenta vagas para creche nos Açores

© VPG

O governo dos Açores vai protocolar mais 444 vagas na resposta de creche para fazer face ao início do ano letivo 2023/2024 nas ilhas de São Miguel, Terceira, Faial, Pico e Santa Maria. “É um reforço significativo da oferta disponível, que permite uma redução de 53% na lista de espera regional”, referiu Artur Lima.

Das 444 vagas já protocoladas ou a protocolar com IPSS da região, 228 são na ilha de São Miguel, 138 na ilha Terceira, 44 no Faial, 30 no Pico e quatro em Santa Maria. “Estas novas vagas configuram um aumento do investimento global do governo dos Açores na ordem dos 905 mil euros até ao final de 2023 e de 2,7 milhões euros durante o ano de 2024”, avançou.

“Entendemos que este reforço de vagas, em cooperação com o setor social, dará um contributo muito positivo e relevante para responder à procura por parte das famílias”, afirmou.

O vice-presidente e responsável pela área da solidariedade social mencionou ainda que “ao nível da construção e requalificação de equipamentos sociais na área da infância” estão previstos “nove investimentos custeados por fundos comunitários”.

Artur Lima lembrou que a “gratuitidade das creches e amas” só se tornou possível com o atual governo. “Foi com este governo que a gratuidade das creches e das amas se tornou possível, o que permitiu contemplar mais de três mil crianças e incentivar a poupança familiar de valores até 250 euros por mês”, realçou.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

CAPTCHA ImageCambiar Imagen