Log in

Forte de São Brás candidato a monumento de interesse nacional

© CM PONTA DELGADA

O forte de São Brás é candidato a monumento de interesse nacional num processo que está a ser conduzido pelo comando da Zona Militar dos Açores e, de momento, encontra-se em trâmites internos ao exército português.

É considerado o forte mais importante do século XVI e a mais poderosa fortificação da ilha de São Miguel, erguendo-se em posição dominante sobre a cidade de Ponta Delgada, defendendo o seu primitivo porto e ancoradouro assim como a sua praça comercial, o campo de São Francisco.

O forte de São Brás cruzava fogos com os fortes de Santa Clara, Açougue e São Pedro, tendo uma planta inicial quadrada e quatro baluartes poligonais, de provável traça de Isidoro de Almeida, posteriormente modificada por Tommaso Benedetto.

Esta fortaleza conheceu relevantes campanhas de obras até ao século XX, com destaque para o século XIX e a II Guerra Mundial. A sua antiguidade, com ordem de construção e arranque das obras por volta de 1552, torna-o o primeiro exemplar nacional e no império, e um dos primeiros na Europa, no estilo abaluartado, de matriz italiana e maneirista, no mundo.

avatar-2

Diário da Lagoa

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

CAPTCHA ImageCambiar Imagen