O Diretor Regional das Comunidades afirmou, em Porto Alegre, no Brasil, que a homenagem prestada pelos porto-alegrenses aos Açores e, em especial, ao seu Povo, durante a 62.ª Feira do Livro desta cidade “representa a consolidação e projeção do legado cultural açoriano no sul do Brasil”.
“O convite aos Açores, como região homenageada nesta edição da Feira do Livro de Porto Alegre, constitui a afirmação da nossa história comum, que jamais o tempo e a geografia separará ”, frisou Paulo Teves, que falava na abertura do certame.
Na sua intervenção, o Diretor Regional salientou “a importância deste evento como um meio privilegiado de aproximação de povos com raízes culturais comuns, os Gaúchos e os Açorianos”.
Para Paulo Teves, a presença dos Açores no certame e a homenagem que é prestada à Região permitem “reforçar ainda mais o relacionamento e os laços existentes” entre o arquipélago e o Estado do Rio Grande do Sul, em especial com a cidade de Porto Alegre.
Paulo Teves referiu ainda que a programação que o Governo dos Açores preparou para esta importante presença visa “mostrar a riqueza diversificada da nossa cultura, através dos nossos escritores, de áreas literárias distintas, que procurarão, através das suas obras, divulgar a Região Autónoma dos Açores”.
Ainda na sexta-feira, o Diretor Regional das Comunidades assistiu à ‘Homenagem aos Açorianos’, organizada pela Feira do Livro, que consistiu num espetáculo, na praça principal do recinto, intitulado “Dançando os Açores”, com a participação do Rancho Folclórico da Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul, sob a coordenação de Régis Gomes, e do Coral Carlos Bina SOGIL da Escola Estadual Carlos Bina, de Gravataí, sob a regência da maestrina Lígia Ramos, durante o qual cerca de 60 crianças cantaram diversos temas açorianos, bem como o Hino dos Açores.
O Governo dos Açores preparou para este evento um vasto programa de atividades, tendo em vista promover o livro, a literatura, a leitura e os escritores açorianos.
Para além desta vertente mais literária, a Região apresenta ainda mostras de cinema, exposições e atuações de grupos de folclore locais com ligações ao arquipélago, dispondo ainda de um stand, na área internacional, com publicações emblemáticas da cultura e literatura dos Açores.
A Feira do Livro de Porto Alegre, que decorre até 15 de novembro, é considerada uma das maiores do género realizada ao ar livre no continente americano, contando este ano com um programa que inclui mais de 700 sessões de oficinas, palestras, seminários e debates, com a presença de cerca de dois mil autores do Brasil e do estrangeiro.
DL/Gacs
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Deja una respuesta