Log in

CUF Açores disponibiliza unidade de hospitalização domiciliária

© D.R.

O hospital CUF Açores já tem disponível a primeira unidade de hospitalização domiciliária nos Açores. A implementação desta unidade, pioneira no setor privado em Portugal, teve início em 2020, na região de Lisboa, estando agora disponível na ilha de São Miguel.

A preferência dos doentes por cuidados de proximidade e a tendência de envelhecimento da população com doenças crónicas associadas, impulsionaram a CUF – que adquiriu no início deste ano o hospital internacional dos Açores, localizado no município da Lagoa – a alargar o serviço de hospitalização domiciliária à ilha de São Miguel.

Este novo serviço possibilita o internamento do doente no conforto da sua casa, com prestação de cuidados de saúde com rigor e segurança clínica, idênticos aos do internamento convencional.

De acordo com a médica coordenadora da unidade de hospitalização domiciliária do hospital CUF Açores, Filipa Carreiro, “os avanços na medicina têm levado a um aumento da sobrevida da população, que é por isso cada vez mais envelhecida, com maior número de patologias crónicas, necessitando de mais cuidados médicos e de hospitalizações. Da necessidade de reformular a prestação de cuidados a estes doentes, surge a hospitalização domiciliária”, explicou.

Também o diretor clínico dos serviços domiciliários CUF, Pedro Correia Azevedo, assegura que “a hospitalização domiciliária permite a diminuição das complicações do internamento, o tempo de imobilização e de internamento, melhora a qualidade do sono e aumenta da autonomia do doente e da família face à gestão da situação clínica, potenciando, assim, a humanização da medicina e dos cuidados de saúde”.

A equipa da unidade de hospitalização domiciliária conta com uma equipa de médico e enfermeiros, liderados, respetivamente, por Filipa Carreiro e Lisa Pacheco. Acompanha diariamente as necessidades do internamento, para além de assegurar visitas diárias com médico e enfermeiro.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.