Log in

Coleção Visitável da Matriz de Lagoa assinala 7.º aniversário “Riscar o Património Monumental Religioso”

© D.R.
pubpub

No dia 18 de maio será inaugurada, às 20h00, a exposição “Riscar o património monumental religioso”, na Igreja Matriz de Lagoa, na freguesia de Santa Cruz. Esta mostra realiza-se em parceria com os Urban Sketchers Açores e pretende assinalar o 7º aniversário da Coleção Visitável da Matriz de Lagoa e o Dia Internacional dos Museus, segundo nota remetida à redação.

A exposição que resulta do trabalho desenvolvido pelos membros dos Urban Sketchers Açores nos três encontros, decorridos durante uma atividade programada, à Igreja Matriz de Lagoa e ao seu espaço expositivo, que teve como principal objetivo captar o património religioso desse espaço a partir dos sentidos da visão e do tato, permitindo associar o património ao desenho e dar a conhecer algumas das mais icónicas peças da igreja e espaço museológico envolvente, de acordo com a Coleção Visitável da Matriz de Lagoa.

O conjunto de trabalhos em exibição, cerca de 64, originais e impressos, de 18 desenhadores participantes, em desenhos soltos e cadernos de diferentes dimensões e características com técnicas e estilos diferentes, “retratam o património móvel e imóvel religioso da referida igreja de uma maneira mais humana e intimista, captados através de registos gráficos únicos na sua diversidade de cores, traços, abordagens, olhares, perspetivas e suportes, lembrando-nos a extraordinária riqueza da arte religiosa e a capacidade de cada um dos participantes em interpretar a realidade e os vários patrimónios”.

Os Urban Sketchers Açores são um grupo informal de coletivo de autores que, enquadrado na Associação Urban Sketchers Portugal (USkP), desde 2014, desenham em diários gráficos as cidades onde vivem, os sítios por onde viajam, encontram-se para desenhar de vez em quando e respeitam o manifesto internacional.

De entrada gratuita, a exposição estará patente ao público até dia 18 de junho de 2024, na Igreja Matriz de Lagoa, de segunda a domingo, em diferentes horários: segunda-feira (08h30-12h00 e das 13h00-16h00), terça a sexta- feira (08h30-12h00 e das 13h00-19h00), sábado (18h00-19h00) e domingo (10h30-11h30).

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.