Log in

Autarquia da Madalena encerra escola primária por questões de segurança

© D.R.
pubpub

A Escola Primária da Madalena, na ilha do Pico, vai encerrar no próximo ano letivo por razões de segurança. Segundo comunicado da autarquia, “a vistoria solicitada pela Câmara Municipal revelou graves problemas estruturais no edifício, que comprometem a segurança daqueles que o frequentam, colocando mesmo em causa a integridade física de alunos, professores e auxiliares, o que obrigou a autarquia a encerrar este estabelecimento de ensino e transferir os estudantes para a Escola Profissional do Pico.

De acordo com a mesma nota, o relatório da vistoria realizada pela Norma Açores “é contundente, referindo problemas de infiltrações e fissuras no edifício, anomalias nas instalações elétricas e no Sistema de Segurança Contra Incêndios, que se encontra obsoleto, o que levou a Divisão de Obras do Município a emitir um parecer técnico desfavorável à retoma das aulas naquele espaço, no próximo ano letivo”.

“Apesar de difícil, estamos convictos que esta é a decisão que melhor defende as nossas crianças, garantindo a sua segurança. E esta é — e será sempre — a nossa prioridade”, afirma Catarina Manito, Presidente da Câmara da Madalena, citada na mesma nota, “o superior interesse dos nossos jovens estará sempre em primeiro lugar e, dado o estado de degradação da Escola, era inevitável o seu encerramento. Esta era a única decisão possível”.

A Câmara da Madalena considera que “requalificar é a prioridade” e compromete-se a realizar obras de requalificação e ampliação da Escola Primária da Madalena para garantir maior segurança e funcionalidade naquele estabelecimento de ensino.

Inaugurada em 2009, a construção da Escola Primária da Madalena foi iniciada em 2006. A autarquia da Madalena refere ainda que desde a sua entrada em funcionamento esta infraestrutura tem apresentado diversas patologias e deficiências estruturais que se foram agravando ao longo dos últimos anos, apesar das inúmeras intervenções da Autarquia.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.