Log in

Atividade sísmica continua com valores acima do normal nas Furnas

Sismicidade-sismos-Açores-Furnas

Segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), a atividade sísmica que se vem desenvolvendo desde o passado dia 4 de Janeiro, localizada entre 4 e 5 km a W de Furnas, ilha de S. Miguel, se mantém acima dos valores normais de referência.

Em comunicado do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) lê-se que, desde o início do presente período de instabilidade, foram registados 151 eventos nesta área epicentral, todos de baixa magnitude.

O sismo mais forte até ao momento ocorreu dia 4 de janeiro, às 08h44 (hora local = UTC-1), com magnitude 2.0 ML (Richter), teve epicentro a cerca de 4 km a W de Furnas e foi sentido com intensidade máxima II/III (Escala de Mercalli Modificada) em Furnas, concelho de Povoação, ilha de S. Miguel.

No dia 5, outros dois eventos foram sentidos com intensidade máxima II (Escala de Mercalli Modificada) na vila das Furrnas às 18h19 e 22h48 (hora local = UTC-1), respectivamente.

Ao longo do dia 9 de janeiro foram registados 12 eventos, verificando-se um ligeiro incremento na actividade sísmica pouco depois das 23 horas locais.

Refere aidna o SRPCBA que o padrão de atividade observado mantém-se, verificando-se que os sismos ocorrem em pequenos grupos, alternando períodos de maior sismicidade com fases de acalmia. Neste contexto, não se pode excluir a ocorrência de novos períodos de libertação de energia, incluindo sismos sentidos.

Sob o ponto de vista geológico, a sismicidade desenvolve-se no flanco W do Vulcão das Furnas, mais concretamente, numa faixa de direção NNE-SSW onde o bordo da caldeira externa do Vulcão das Furnas é intersetado pelas fraturas de direção aproximada WNWESE do Sistema Vulcânico Fissural do Congro, lê-se no comunicado do SRPCBA.

O CIVISA e o SRPCBA continuam a acompanhar o evoluir da actividade.

DL/SRPCBA

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

CAPTCHA ImageCambiar Imagen