Log in

Apreendidos 16 quilos de lapas na ilha das Flores

© D.R.

No passado dia 29 de maio, foram apreendidos 16 quilos de lapas na ilha das Flores, segundo comunicado da Guarda Nacional Republicana (GNR).

No decorrer de uma ação de patrulhamento e vigilância da costa, os militares da Guarda detetaram o suspeito de 52 anos que se encontrava a exercer a apanha de lapas, em período de defeso, pela modalidade de apanha submarina (mergulho), não possuindo qualquer tipo de licenciamento, motivo que levou à apreensão das lapas e à identificação do indivíduo.

No âmbito dessa fiscalização à atividade piscatória, foi dado conhecimento à Inspeção Regional das Pescas e elaborado o respetivo auto de contraordenação, cuja coima pode ascender a 3.500 euros, refere ainda a GNR, na mesma nota.

Em virtude de os espécimes apreendidos reunirem boas condições de sobrevivência, foram devolvidos ao seu habitat natural.

A GNR relembra que os recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais.        

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.