Log in

Andreia Cardoso revela que 90% das instituições já garante apoio domiciliário sete dias por semana

Andreia-Cardoso-secretaria-regional-solidariedade-social-Açores

Entre as 40 instituições com valência de Serviço de Apoio Domiciliário da Região, “apenas cinco ainda não prestam apoio ao fim de semana”.

Segundo a Secretária Regional da Solidariedade Social, no âmbito da implementação do Programa Regional de Reestruturação dos Serviços de Apoio Domiciliário e de Apoio aos Cuidadores, promovido pelo Governo dos Açores, “os serviços disponibilizados foram alargados, quer na sua diversidade, quer ao nível da sua frequência”.

Andreia Cardoso, que falava na abertura de uma formação dirigida a cuidadores informais, afirmou que outra das preocupações do Executivo Açoriano era “garantir que os cuidadores, formais e informais, estavam efetivamente preparados e confortáveis na prestação de apoio aos seus utentes/dependentes”.

Nesse sentido, em resultado de um processo de auscultação que abrangeu 400 idosos e dos contactos mantidos com as várias instituições, “foi identificado um conjunto de questões às quais o Governo dos Açores tem vindo a dar resposta”, assegurou.

Na sua intervenção, referiu ainda que outra das prioridades estabelecidas respeitava à avaliação e adaptação do financiamento público a esta resposta.

A formação agora iniciada é a primeira de um ciclo formativo que o Governo dos Açores pretende alargar a todos os cuidadores informais da Região que queiram participar.

DL/Gacs

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

CAPTCHA ImageCambiar Imagen