No âmbito da disciplina de Sociedade Tecnologia e Ciência (STC), no núcleo de Saúde, sob a coordenação do professor José Rodrigues, no passado mês de setembro, os alunos do curso Reativar da Escola Básica de Água de Pau receberam várias iniciativas sobre o tema da saúde. A primeira teve como tema a nutrição. A segunda, que aconteceu no passado dia 29 de setembro, foi sobre Medicamentos, tendo sido ministrada pela farmacêutica Tânia Travassos, da Farmácia de Água de Pau.
Em declarações ao Diário da Lagoa, Tânia Travassos refere que a sua apresentação consistiu em explicar o que são os medicamentos, para que servem e onde devem ser depositados quando estão fora da validade ou quando já não se usam.
“Devem ser depositados no Valormed que se encontra na farmácia. Trata-se de um contentor de papel que quando está cheio é selado e embalado para ser dado seguimento correto para não contaminarem o ambiente”, realça.
“Acho que é importante passarmos essa mensagem, porque há pessoas que ainda não sabem”, diz alertando, assim, para os riscos que o descarte de medicamentos e embalagens fora de uso podem ter no que respeita ao impacto ambiental.
A farmacêutica refere, ainda, que também se falou sobre a resistência que se cria pelo uso indevido dos antibióticos “que não devem ser tomados de qualquer forma, mas sim conforme a posologia prescrita pelo médico”.
O professor da escola pauense faz um balanço positivo da iniciativa. “É sempre bom alguém com conhecimentos na área, é muito mais prático e mais direto, abordar as matérias mais interessantes, porque o que temos enquanto professores é mais teórico”, explica José Rodrigues.
O docente conta que, por isso, já planeiam a próxima sessão e que estão à procura de quem possa fazer uma apresentação sobre Prevenção na Saúde, nomeadamente, no que diz respeito, por exemplo, a Primeiros Socorros.
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Deja una respuesta