Log in

Alunos da Lagoa participam em evento na ilha de Santa Maria

Tratou-se da segunda edição do evento “Cansat Júnior Açores” que contou com a participação de 14 equipas de sete ilhas do arquipélago dos Açores. Iniciativa movimentou cerca de uma centena de alunos e professores

© ESL

O Clube de Astronomia da Escola Secundária de Lagoa participou com seis alunos, do oitavo ano, na segunda edição do “Cansat Júnior Açores”, que se realizou na ilha de Santa Mari nos dias 24 e 25 de maio.

Trata-se da segunda edição do Cansat, que este ano contou com a participação de 14 equipas de sete ilhas do arquipélago dos Açores e movimentou cerca de uma centena de alunos e professores.

De acordo com nota de imprensa enviada ao nosso jornal pelo Clube de Astronomia da escola lagoense, os alunos integraram a equipa “Astro Jovens”, acompanhados pela professora Emília Pinto

Emília Pinto recebeu formação específica para esta participação no passado mês de fevereiro e, segundo o coordenador do Clube de Astronomia, Luís Filipe Machado, os alunos “gostaram muito” da participação e desempenho, pois consideram que “esta contribuiu para a sua formação e aprendizagem em atividades STEAM (ciência, tecnologias, engenharias e matemática) ligadas ao setor espacial”.

Luís Filipe Machado, realça ainda que a iniciativa contribuiu, também, para “o crescimento do ecossistema espacial dos Açores”, sendo que os alunos destacam “o convívio existente, o entusiasmo de todos os participantes e o espírito de interajuda”.

A participação dos alunos neste projeto teve início, com a sua inscrição, em novembro do ano transato e os trabalhos de formação e construção dos equipamentos decorreram entre fevereiro e maio deste ano. Foram vários os professores do clube que colaboraram com a equipa.

Já no ano letivo anterior o Clube de Astronomia participou, com duas outras equipas, na primeira edição do evento que realiza na ilha de Santa Maria.

O Cansat Júnior Açores é uma atividade organizada pelo Governo regional dos Açores, em parceria com a delegação Portuguesa do European Space Education Resource Office (ESERO Portugal), com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e com a Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space. E contou, ainda, com o apoio de várias outras entidades, nomeadamente com o OASA (Observatório Astronómico de Santana Açores).

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

CAPTCHA ImageCambiar Imagen