Log in

Açores recebem dirigentes da Ordem dos Farmacêuticos

Dirigentes da Ordem incluíram na visita a farmácia na freguesia de Nossa Senhora do Rosário, na Lagoa © D.R.

Os Açores receberam, no passado dia 2 de outubro, a Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos, representada pelo presidente da direção regional, Luís Lourenço e pela delegada regional dos Açores, Juliana Matos.

Na ocasião, Luís Lourenço destacou a importância das visitas regionais “a partilha de experiências e auscultação da realidade profissional dos colegas é fundamental para a definição de uma estratégia local e regional da Ordem, em especial da Secção Regional, que vá ao encontro das questões prementes da profissão e que se foque nas oportunidades de melhoria do exercício e valorização da profissão farmacêutica”.

A visita aconteceu ainda na sequência das comemorações do Dia Nacional do Farmacêutico nas Regiões Autónomas, tendo os farmacêuticos açorianos no exercício da sua atividade profissional, recebido a comitiva. A Farmácia Mântua, na freguesia de Nossa Senhora do Rosário, na Lagoa, foi uma das farmácias que recebeu os representantes, tornando assim a jovem cidade da costa sul parte integrante da visita.

De acordo com a Ordem dos Farmacêuticos, a visita serviu “para auscultar os profissionais no setor das áreas da Farmácia Hospitalar, Análises Clínicas, Distribuição Farmacêutica e Farmácia Comunitária”, tendo sido, também, “abordadas as preocupações com a efetiva implementação da carreira farmacêutica a nível regional e com a captação e retenção de farmacêuticos na Região Autónoma dos Açores.”

Em declarações ao Diário da Lagoa, o farmacêutico lagoense, Ricardo Martins Mota, que recebeu a comitiva na Lagoa, disse que “estas visitas de proximidade, organizadas pela  Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos, são de particular importância”.

“São fundamentais para auscultar as preocupações dos farmacêuticos e identificar oportunidades locais para uma estratégia regional da Ordem, no pressuposto de potenciar a intervenção farmacêutica comunitária nos cuidados de saúde e promover a dignificação da profissão”, sublinhou o farmacêutico.

Segundo a Secção Regional, as visitas regionais fazem parte do plano de atividades da secção regional e pretendem aproximar os farmacêuticos da jurisdição aos seus corpos dirigentes. Estão planeadas mais ações de proximidade para os próximos meses.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

CAPTCHA ImageCambiar Imagen