Ao longo do primeiro semestre do corrente ano letivo, a turma C do sexto ano de escolaridade da EB 2 Padre João José do Amaral desenvolveu múltiplas atividades, na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), organizadas pela docente estagiária Carina Cabral, sob a orientação da professora Eduarda Arruda.
Os alunos realizaram uma visita de estudo ao Banco Alimentar, na qual tiveram a possibilidade de granjear um maior conhecimento sobre a missão desta instituição, assumindo uma atitude de voluntariado, através da preparação de cabazes com o auxílio das equipas do Banco Alimentar que, posteriormente, foram entregues a famílias carenciadas.
Receberam, ainda, na sua aula, uma voluntária da Comunidade Vida e Paz, que se deslocou de Lisboa até São Miguel com o objetivo de partilhar a sua experiência com pessoas em condição de sem-abrigo. Esta atividade consciencializou os discentes para a importância dos voluntários na promoção do bem comum e no cuidado pelo outro. Sublinhamos a admiração dos alunos resultado do seu desconhecimento da dimensão desta problemática na Região Autónoma dos Açores e na área metropolitana de Lisboa.
Estas iniciativas visaram sensibilizar a comunidade escolar para situações de fragilidade social e de ameaça à justa distribuição de bens, tendo em vista gerar procedimentos altruístas capazes de mobilizar a «partilha de si mesmo». Quando falamos de «partilha de si mesmo», queremos contrariar, com esta reflexão, a toada iminentemente individualista do homem de hoje, consciencializando os alunos para a importância da sua ação na construção de um mundo melhor.
Carina Cabral
EBI de Lagoa/ DL
Artigo publicado na secção “Escolas” da edição impressa de março de 2022
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta