Log in

Ensino profissional nos Açores deve ser “cada vez mais” outra via de formação

© JEDGARDO VIEIRA

A secretária regional da Educação dos Açores, Sofia Ribeiro, declarou este sábado, 27 de novembro, que se pretende que o ensino profissional na região seja “cada vez mais” uma outra via de formação.

A titular da pasta da Educação, na sequência da entrega de diplomas da Escola Profissional Monsenhor João Maurício de Amaral Ferreira, no concelho da Povoação, considerou que este “é um exemplo do sucesso e das mais-valias que se pretende incutir ao ensino profissional”.

Para a secretária regional, este tipo de ensino deve constituir “cada vez mais uma outra via de formação dos alunos e não apenas uma mera alternativa de formação”.

Sofia Ribeiro afirmou ser aposta do Governo dos Açores “incutir maior qualidade e qualificação aos jovens num processo que tem que dar uma atenção às escolas profissionais, em especial nos concelhos onde efetivamente já existem”, sendo que se pretende promover uma articulação com o ensino regular nos concelhos onde estas escolas não existem.

Recentemente, o presidente do Governo regional dos Açores considerou ser necessário “virar uma página de descrédito e de desconfiança para uma página de prestígio da formação”, sublinhando que tal não se faz com “uma varinha mágica”, mas com rumo “estratégico”.

“Temos, pois, que virar uma página de descrédito e de desconfiança para uma página de prestígio da formação, confiança nos resultados dos formandos para singrarem com sucesso na sua vida pessoal, familiar e potenciar a economia, o sucesso das empresas do seu próprio empreendedorismo em benefício do desenvolvimento global dos Açores”, afirmou José Manuel Bolieiro.

“É disso que tratamos e não estamos no exercício mesquinho de, com a varinha mágica, de um dia para o outro ter ultrapassado o menos bom para o excelente ou mesmo do mau para o bom”, acrescentou.

O chefe do executivo açoriano de coligação PSD/CDS-PP/PPM falava, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, na sessão de encerramento do Fórum Regional da Qualificação Profissional.

Lusa/ DL

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem