Encontro Nacional de Cidades Educadoras 2020 decorrerá em Lagoa (Açores)

O primeiro Encontro Nacional de Cidades Educadoras de 2020 estará a cargo do Município de Lagoa – Açores, por decisão da Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras (RTPCE), publicado aquando da realização do VIII Congresso Nacional das Cidades Educadoras, que teve lugar entre 15 e 18 de maio, no Centro de Congressos do Arade, em Lagoa, Algarve.

Este encontro, que se realizará em fevereiro, tem como principal objetivo reforçar e disseminar a proposta de Cidade Educadora, partilhando experiências e ideias educadoras entre os municípios da rede. Para a autarquia lagoense, o envolvimento da comunidade nas decisões políticas e sociais é fundamental, porque a participação nas diversas atividades em prol de uma Cidade Educadora confere saberes imprescindíveis para o exercício de uma cidadania ativa, reforçando assim a vivência democrática no concelho.

Desta forma, uma Cidade Educadora é aquela que aposta na educação como ferramenta de transformação social, mobilizando e articulando o maior número possível de agentes educativos que operam no território. Implica o compromisso com um modelo de cidade regido pelos princípios da inclusão e da igualdade de oportunidades, da justiça social, da democracia participativa, da convivência entre diferentes culturas, do diálogo entre gerações, da promoção de um estilo de vida saudável e sustentável, da planificação de uma cidade acessível e interconectada, da cooperação e da paz, princípios estes incluídos na Carta de Cidades Educadoras.

Refira-se, ainda, que a Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE) conta com 476 cidades associadas em 37 países. Em Portugal pertencem à AICE 76 cidades, que se constituíram, em 2005, na RTPCE, em que o Município de Lagoa é membro desde 2015.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário