Encontro de Violas açorianas acontece este ano online

Foto: DR

O Encontro de Violas Açorianas promovido pela Associação de Juventude Viola da Terra vai decorrer este ano numa emissão “online” no próximo dia 15 de Julho.

Segundo a organização, o evento tem contribuído para uma maior aproximação entre os Tocadores de Viola da Terra dos Açores e para um maior conhecimento da riqueza e diversidade do repertório e das técnicas de execução associadas ao instrumento.

Em 2020 o Encontro conta, pela primeira vez, com tocadores de 6 Ilhas dos Açores: Alexandre Fontes (Santa Maria), Bruno Bettencourt (Terceira), Fábio Silveira (Pico), Rafael Carvalho (São Miguel), Renato Bettencourt (São Jorge) e Tiago Pavão (Graciosa). Para Fábio Silveira, do Pico, e Tiago Pavão, da Graciosa, esta é a primeira vez em que participam neste Encontro de Violas.

Os músicos apresentar-se-ão a solo, com um testemunho do seu percurso e, até, dos contextos em que a Viola da Terra se toca nas suas Ilhas, demonstrando que há diferentes técnicas de execução da Viola nos Açores: “Ponteado” com o polegar, “Rasgado”, e “Ponteado” com o indicador. Entretanto os 6 músicos estão a preparar, mesmo à distância, momentos musicais em conjunto, onde se ouvirá em simultâneo o som de Violas de 6 Ilhas dos Açores.

O Encontro de Violas Açorianas é um dos mais antigos e mais importantes eventos organizado pela Associação de Juventude Viola da Terra, uma vez que promove a troca de conhecimentos entre tocadores de diferentes ilhas servindo, ainda, de forma de motivação para o trabalho que cada um desenvolve na sua ilha ao longo do ano.

Deste modo, mantendo este formato “online”, como recurso dos tempos em que todos vivemos, no dia 15 de Julho, pelas 20:30, na página facebook.com/aj.violadaterra será emitido este concerto, que é mais um importante momento de encontro na história da Viola da Terra.

DL

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário