Log in

Santa Clara fecha primeira volta com registos para a história

Encarnados lideram o campeonato com Nacional e AVS à ilharga a dois pontos de distância © CD SANTA CLARA

O Santa Clara fechou a primeira volta do campeonato da Liga 2 com motivos para sorrir. Os encarnados de Ponta Delgada são líderes isolados da prova com 36 pontos, igualando o recorde de pontos conquistado numa primeira volta registado na temporada 2000/01. Nessa época, o Santa Clara juntou a subida de divisão ao título de campeão.

Os números são animadores tendo por comparação outras épocas em que a equipa chegou à viragem do campeonato com menos pontos e menos bem classificada. Na época 1998/99, ano da primeira subida, o Santa Clara fechou a primeira volta no 4.º lugar com 28 pontos. Já em 2017/18, era 9.º posicionado com 29 pontos, sendo que nesta temporada o campeonato foi disputado por vinte equipas.

Para além de ser líder isolado do campeonato da Liga 2, o conjunto orientado por Vasco Matos vai colecionando outros registos como a defesa menos batida entre as 36 equipas que disputam os campeonatos profissionais em Portugal, com apenas nove golos sofridos.

Registo ainda para o facto da equipa só ter consentido uma derrota na primeira volta, diante do Mafra, superando de forma clara os dados de 1998/99 e 2000/01 (três derrotas) e 2017/18 (seis derrotas). Também o número de vitórias (dez) é o segundo melhor de sempre, apenas suplantando pelo desempenho em 2000/01 (onze vitórias).

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.