Log in

PSP resgata animal de companhia vítima de maus-tratos

© D.R.

A PSP de Ponta Delgada procedeu ao resgate de um animal de companhia – Pit Bull Terrier – que estaria a ser vítima de maus-tratos, nomeadamente claros indícios de desnutrição e falta de condições de habitabilidade. A situação ocorreu na freguesia da Fajã de Cima.

Através da brigada de fiscalização policial, a PSP procedeu à fiscalização da situação tendo em vista o apuramento dos factos reportados. Nesta esteira, foi possível confirmar toda a factualidade denunciada, verificando-se a existência de matéria de natureza criminal, da qual foi levantado um auto de notícia pela prática do crime de maus-tratos a animal de companhia, assim como matéria de índole contraordenacional, sendo lavrados quatro autos de notícia por contraordenação relacionados com o registo, seguro, vacinação e condições de habitabilidade do animal.

Paralelamente à matéria autuada, e tendo como objetivo premente salvaguardar o bem-estar do canídeo em questão, a brigada de fiscalização policial, em colaboração com o canil municipal de Ponta Delgada, procedeu à recolha do animal, encontrando-se este, de momento, em segurança e com dignas e adequadas condições de nutrição, higiene e habitabilidade.

A PSP, através de comunicado, vincou a “extrema relevância de situações desta natureza serem devidamente reportadas”, exortando “toda a população a denunciar qualquer situação em que exista a suspeita de maus-tratos a animal de companhia”.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.