Log in

Projeto Náutica/0 na água a partir de terça-feira

© CM LAGOA
pubpub

A sexta edição do projeto Náutica/0 arranca na próxima terça-feira, 26 de setembro, no concelho da Lagoa, com o objetivo de motivar jovens em idade escolar para as práticas náuticas, integrando-as na disciplina de Educação Física do ensino regular.

Como forma de marcar a abertura oficial de mais um ano letivo do projeto Náutica/0, o auditório da escola secundária da Lagoa acolheu todas as turmas do sétimo ano para uma sessão informativa.

Os alunos presentes tiveram, assim, oportunidade de conhecer os objetivos do projeto, tomando contato com as atividades diárias desenvolvidas pela Autoridade Marítima Nacional.

Da parte do programa Blue Azores, pretendeu-se incutir nos alunos a consciencialização para a conservação e utilização sustentável do mar dos Açores através da proteção, promoção e valorização dos recursos marinhos do arquipélago, criando vias para o desenvolvimento económico sustentável da região.

A ocasião foi, ainda, aproveitada para distribuir a caderneta individual do aluno a todos os presentes, um suporte físico que, para além de diversas informações e curiosidades do Náutica/0, possui a calendarização anual de todo este projeto.

O vereador da câmara municipal da Lagoa, Nelson Santos, frisou que “este projeto, que associa o desporto em contato com a natureza à educação formal, tem o poder de incutir nos jovens o gosto pelas atividades náuticas recebendo, por isso, por parte do executivo camarário, toda a atenção e entusiasmo”.

A edição deste ano letivo contará com 275 alunos, representando quinze turmas do sétimo e oitavo anos, que terão a oportunidade de praticar canoagem, vela e stand up paddle, adquirindo e desenvolvendo competências ao nível de manuseamento de materiais náuticos, técnicas de natação e atividades de salvamento, entre outras, beneficiando de uma aprendizagem por parte de treinadores credenciados nas federações de canoagem, vela e natação.

As atividades previstas às terças e quintas-feiras de manhã irão decorrer na piscina coberta do Aquafit, no complexo municipal de piscinas da Lagoa, no porto dos Carneiros e no portinho de São Pedro, podendo os alunos usufruir de toda a frente marítima do concelho.

O projeto Náutica/0 trata-se de uma iniciativa que foi criada e desenvolvida, em 2018, pelo professor Alexandre Oliveira, na altura diretor do Conselho Executivo da Escola Secundária de Lagoa, e pelo empresário Ricardo Martins Mota enquanto vice-presidente da autarquia lagoense à data da criação do projeto.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA ImageChange Image