Log in

Programa “Novos idosos” vai ter reforço de vagas

© VPGRA
pubpub

A União Europeia “aprovou mais 175 vagas” para a segunda fase do programa “Novos idosos” que, no próximo ano, chegará a todas as ilhas dos Açores. O anúncio foi feito pelo vice-presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, numa visita ao concelho da Lagoa.

“A União Europeia aprovou mais 175 vagas. É o reconhecimento europeu deste programa inovador a nível nacional e europeu”, assinalou o governante, lembrando que ainda terá de ser decidida a distribuição das vagas por concelho.

Em jeito de balanço, o vice-presidente deu nota de que, até ao momento, já foram abrangidos pelo programa 126 idosos, 116 cuidados domiciliários já estão integrados e 18 técnicos especializados foram contratados pelas instituições de enquadramento.

Artur Lima realçou que “além do humanismo que permite às pessoas estarem casa”, o programa permite ainda “criar emprego na freguesia, contratar gente especializada e com formação e implementar os planos de cuidados dos idosos”, em “articulação com as instituições”.

O governante sublinhou que “sem as Santas Casas da Misericórdia e as IPSS não era possível fazer este programa”, reconhecendo a importância destas parcerias para o seu sucesso.

Este projeto-piloto, que chegou agora à Lagoa, está a ser executado com o apoio da instituição de enquadramento Santa Casa da Misericórdia da Lagoa e da sua equipa técnica local, contemplando 50 idosos, 31 mulheres e 19 homens, com uma média de idades de 80 anos.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.