Log in

Ponta Delgada com cinco zonas balneares classificadas como “Praia com Qualidade de Ouro”

© CM PONTA DELGADA

A associação ambientalista Quercus atribuiu o galardão de “Praia com Qualidade de Ouro” a cinco zonas balneares no município de Ponta Delgada, como reconhecimento pela qualidade da água, segundo nota de imprensa da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

As praias das Milícias e do Pópulo e as piscinas dos Poços de São Vicente Ferreira, Forno da Cal e das Portas do Mar, constam na lista das 356 praias portuguesas distinguidas este ano.

Para receber esta classificação, a água balnear tem que respeitar os seguintes critérios: qualidade de água “excelente” na classificação anual das últimas cinco épocas balneares; tem que seguir as diretivas referentes aos indicadores bacterianos; e na última época balnear não ter qualquer tipo de ocorrência/aviso de “desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária”, explica a mesma nota.

Este galardão é atribuído há quase 15 anos e baseia-se na informação pública oficial, ou seja, tem exclusivamente em conta as análises efetuadas nos laboratórios das Administrações Regionais Ideográficas. A Região Autónoma dos Açores foi a que apresentou uma subida mais expressiva passando de 46 para 58 zonas classificadas.

A Quercus é uma Organização Não-Governamental de Ambiente (ONGA) portuguesa com quase 40 anos de experiência. Tal como é possível ler no site oficial, a sua missão incide no “interesse pela Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais e na Defesa do Ambiente em geral, numa perspetiva de desenvolvimento sustentado”.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.