Log in

Museu da Emigração Açoriana celebra 11.º aniversário na próxima sexta-feira

Museu Emigração Ribeira Grande Açores

O Museu da Emigração Açoriana, inaugurado a 9 de setembro de 2005, comemora na próxima sexta-feira o 11.º aniversário, efeméride que será assinalada ao longo do dia com um conjunto de atividades. Neste dia, a entrada no local será gratuita.

Estará patente uma exposição comemorativa da emigração para o Canadá que recorda as vivências da altura, oportunidade para os locais e os muitos emigrantes que se encontram de férias na Ribeira Grande recordarem tempos idos.

O Museu da Emigração Açoriana está a trabalhar com outros arquivos municipais com o propósito de disponibilizar também documentação de emigrantes de outros concelhos. O objetivo primeiro passa por ter até ao final de março de 2017 documentos relativos ao concelho de Ponta Delgada.

Recorde-se que o Museu da Emigração Açoriana já disponibiliza no novo site – www.museuemigracao.cm-ribeiragrande.pt – mais de 17 mil documentos (fichas de emigrantes, requerimentos do século XIX e jornais) relativos aos emigrantes oriundos da Ribeira Grande.

Muito do espólio que pode ser visitado no Museu da Emigração Açoriana foi doado por Mota Amaral, Graça Castanho, Al Ferreira, Afonso Maria Tavares, Manuel Rodrigues, José Couto, Francisco Andrade, Clarêncio de Melo, Manuel Estrela e Edgar Rebelo.

O Museu da Emigração Açoriana surgiu há dez anos impulsionado por José Carlos Teixeira, Manuel Estrela, João Luís Pacheco, José de Mello, António Pedro Costa e Mota Amaral.

Conta com diversas parcerias públicas onde se destacam as direções regionais das Comunidades e da Juventude, as universidades dos Açores e de Darthmouth, as associações de emigrantes e imigrantes dos Açores e a SATA.

DL/CMRG

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA ImageChange Image