The Secretário Regional da Saúde afirmou, na Horta, que o exercício Açor14 mostrou que os meios ligados à Proteção Civil dos Açores “estão cada vez melhor preparados” para apoiar as populações em caso de catástrofe.
Luís Cabral, num balanço do exercício que decorreu na ilha do Faial, assegurou que é possível “garantir aos açorianos e a quem visita os Açores que existe uma estrutura de Proteção Civil com uma boa capacidade de resposta e que está continuamente a ser melhorada”.
O encerramento deste exercício contou também com a presença do Comandante Operacional dos Açores, Almirante Augusto Ezequiel, e do Presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo da Silva.
O exercício Açor14 teve como pano de fundo o simulacro de um sismo e de uma pequena erupção vulcânica, tendo os diversos meios sido chamados a dar resposta a situações de socorro às populações, incluindo resgaste, busca de desaparecidos, transporte de feridos e ataque a incêndios.
No âmbito deste exercício foi montado um campo para desalojados e, no final, foram desenvolvidos procedimentos de evacuação da população, tendo sido encontradas as respostas e a organização adequadas pelos diferentes intervenientes.
Para Luís Cabral, “estas ações são importantes não só para garantir o funcionamento dos meios, mas também para que se incremente uma cultura de proteção civil junto das populações”.
Este exercício é o mais representativo das ações desenvolvidas pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, tendo sido desenvolvidos esforços para que fosse realizado em simultâneo com o exercício do Comando Operacional dos Açores, permitindo uma intervenção conjunta e articulada na salvaguarda de pessoas e bens.
Estiveram também envolvidos no exercício a PSP, GNR, Autoridade Marítima, Instituto de Socorros a Náufragos, Capitania do Porto da Horta e Cruz Vermelha Portuguesa.
No decorrer do exercício foram também envolvidos os meios municipais, tendo sido possível testar o Plano Municipal de Proteção Civil da Câmara da Horta.
DL/Gacs
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Leave a Reply