Log in

José Manuel Bolieiro reforça colaboração com senadores americanos para apoiar emigrantes açorianos

© GRA/MM
pubpub

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu na segunda-feira em audiência o senador estadual Michael Rodrigues, eleito pelo Estado de Massachusetts, acompanhado por uma delegação de senadores e deputados estaduais dos Estados Unidos da América.

A visita visou reforçar os laços com a comunidade açoriana, cuja influência nos EUA tem vindo a crescer nos últimos anos, segundo comunicado do governo regional.

José Manuel Bolieiro, citado na mesma nota, destacou a relevância da comunidade açoriana no continente americano, afirmando que “o prestígio da comunidade nos Estados Unidos é um reflexo do trabalho árduo e do empenho dos açorianos ao longo das décadas”.

O líder do executivo açoriano sublinhou também a importância de um acompanhamento próximo dos açorianos residentes nos EUA, em particular face às recentes políticas de imigração norte-americanas.

A principal questão abordada no encontro foi a preocupação com a possível deportação de emigrantes açorianos pela nova administração dos EUA, lê-se.

“Não estamos alarmados, mas estamos atentos e empenhados em acompanhar a situação. O Governo dos Açores fará tudo o que for possível para garantir o apoio necessário aos nossos emigrantes”, declarou.

O governante reafirmou ainda que “o trabalho articulado entre as autoridades açorianas e os responsáveis políticos dos EUA é fundamental para que se possa agir com eficácia nesta questão”, de acordo com a mesma nota.

Para além de Michael Rodrigues, estiveram presentes os senadores Mark Montigny (New Bedford), John Cronin (Fitchburg) e Patrick O’Connor (Weymouth), que também expressaram o seu compromisso em trabalhar em conjunto com o Governo dos Açores, refere ainda o comunicado.

“Este encontro representou uma oportunidade para reforçar a colaboração entre as autoridades açorianas e os representantes do Estado de Massachusetts, consolidando o apoio à comunidade açoriana e reforçando os laços entre os Açores e os Estados Unidos da América”, lê-se, por fim.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.