Log in

II Congresso de Ciência e Desenvolvimento dos Açores e VII Congresso de Gestão e Conservação da Natureza

ACCA-congresso-UAc

Decorre de 27 a 29 de junho, na Universidade dos Açores (Campus de Angra do Heroísmo), o 7º Congresso de Gestão e Conservação da Natureza, no âmbito do Mestrado de Gestão e Conservação da Natureza.

Um congresso que surge agora associado ao II Congresso de Ciência e Desenvolvimento dos Açores – Novos sonhos para uma realidade pós-crise – que resulta, segundo a organização, não só da vocação funcional do Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza, do Grupo para o Desenvolvimento Regional Sustentável e da Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores, mas também do grande sucesso e potencialidades criadas nas edições prévias do Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza, que cativou na sua última edição alunos dos Açores, Itália, Espanha, Angola, Moçambique, Timor e Brasil, da realização do 6º Congresso de Gestão e Conservação da Natureza, realizado em 2012, conjuntamente com o 18º Congresso da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional, e do I Congresso de Ciência e Desenvolvimento dos Açores – Crise, Território e Paisagem.

Segundo uma nota de imprensa, hoje divulgada, o congresso reunirá especialistas de diversas áreas, “a fim de promover a ciência, e criar um espaço aberto às reflexões sobre as pessoas e o território, permitindo a interação entre diversas entidades científicas e culturais, e todos os interessados pelos temas do Congresso (Gestão e Conservação da Natureza, Gestão Interdisciplinar Paisagem, Desenvolvimento Regional Sustentável, Transportes e Logística, Biotecnologia e Competitividade, Agricultura e Desenvolvimento Rural, Tecnologia Alimentar, Ambiente e Sustentabilidade, Energias Renováveis, Criatividade, inovação e interdisciplinaridade, Sustentabilidade na Saúde, Infraestruturas e Equipamentos, Arquitetura Paisagística, Filosofia, Política e Economia, Engenharia e Gestão Industrial, Ciências do Mar e Métodos Quantitativos).

No âmbito deste congresso, e no primeiro dia, decorrerá  uma Mesa Redonda intitulada Família e Desenvolvimento Regional, moderada por Rosalina Gabriel, Professora no Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores e que juntará Tomaz Dentinho, Presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional e Presidente da Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores e Duarte Pimentel Doutorando da Universidade dos Açores. Decorrerão ainda ao longo do dia, em várias salas, três sessões paralelas.

Ao final da tarde será possível assistir à Mesa Redonda II intitulada Análise Prospectiva do Desenvolvimento dos Açores, moderada por Emiliana Silva, Professora no Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores e que contará com Nuno Martins, Coordenador do Curso de Gestão da Universidade dos Açores, Ana Margarida Moura de Oliveira Arroz, Professor Auxiliar no Departamento de Educação e Félix Rodrigues, Parlamento Regional dos Açores.

Segundo o programa do evento, segue-se uma sessão especial sobre Eixos da Ciência para 2015, proferida por Pedro Nogueira, Investigador da Universidade dos Açores, com vista à promoção de um debate científico sobre a Ciência nos Açores, num momento de mudança

O Congresso terminará com duas visitas de estudo nos dias 28 de Junho e 29 de junho, de barco, às baías de Angra do Heroísmo e à ilha de São Jorge, respetivamente.

DL/ACDA

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA ImageChange Image