Log in

Igreja Católica celebrou a solenidade da Assunção de Maria aos Céus

Igreja_de_Nossa_Senhora_dos_Anjos,_nave,_Água_de_Pau,_Lagoa,_ilha_de_São_Miguel,_Açores

A Igreja Católica celebrou esta segunda feira, dia 15 de agosto, a solenidade da Assunção de Maria aos Céus, festa profundamente enraizada na história religiosa e cultural das comunidades portuguesas e que todos os anos chama milhares de emigrantes de volta à Região Autónoma dos Açores.

Em três ilhas, particularmente, a festa é vivida com muita intensidade em várias paróquias, porque assinala também o dia da padroeira.

Em Santa Maria, por exemplo, a festa de verão religiosa é a de 15 de agosto, na Igreja Matriz de Vila do Porto e este ano voltou a ser presidida por D. António de Sousa Braga.

Em São Miguel esta solenidade é vivida particularmente pelas paróquias de Água de Pau, Ajuda da Bretanha, Fenais da Ajuda e Fajã de Baixo, que celebram as suas padroeiras.

Também na ilha Terceira há três paróquias que esta segunda feira acolheram a festa da padroeira: Nossa Senhora da Guadalupe, na Agualva; Nossa Senhora das Mercês na Feteira e Nossa Senhora do Pilar, nas Cinco Ribeiras.

Também no Faial, a Praia do Almoxarife recebeu a festa de Nossa Senhora da Graça. Nas Flores e no Corvo a Solenidade assume um cariz importante com a festa de Nossa Senhora dos Milagres.

Todas estas festas recordam a importância de Maria para a Igreja e o modelo cristão que Ela inspira.

A Assunção de Maria é um dogma solenemente definido pelo Papa Pio XII em 1 de novembro de 1950, segundo o qual Nossa Senhora, no termo da sua vida mortal, foi elevada ao céu em corpo e alma.

Este ano a igreja celebra o 66º aniversário da definição solene do Dogma da Assunção de Nossa Senhora em Corpo e Alma ao Céu (Constituição Apostólica “Munificentissimus Deus”, 1 de Novembro de 1950).

DL/IA

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA ImageChange Image