O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou, em Santa Maria, que o Governo dos Açores tem em “fase de conclusão” o projeto de criação de uma unidade museológica em cada uma das ilhas do arquipélago.
“O projeto acha-se, posso dizê-lo agora, em fase de conclusão com a recente implementação do Ecomuseu do Corvo”, salientou Avelino Meneses, acrescentando, no entanto, que se justifica “a criação de um novo núcleo museológico em Vila do Porto para complementar e completar a narrativa de Santo Espirito [localidade onde se situa o Museu de Santa Maria]”.
Avelino Meneses, que falava na cerimónia de assinatura do auto de consignação da empreitada do polo de Vila do Porto do Museu de Santa Maria, adiantou que a obra, a iniciar em breve, tem um prazo de execução de 365 dias e representa um investimento superior a dois milhões de euros.
Com esse objetivo, ainda recentemente, se procedeu à alteração dos horários de funcionamento, estando agora abertos ao fim de semana, encerrando semanalmente no mesmo dia.
Esta estratégia, porém, para ser aproveitada “depende muito” da capacidade do Governo e dos seus técnicos de estabelecer um “trabalho de parceria” com os diferentes agentes, individuais e coletivos, e instituições, nomeadamente as Câmaras Municipais, referiu o Secretário Regional da Educação e Cultura.
DL/Gacs
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Leave a Reply