Uma comitiva chinesa, liderada por Wu Wuchang, reuniu esta quarta-feira, 28 de setembro, com o Presidente José Manuel Bolieiro para apresentar uma proposta que visa a eventual geminação entre as cidades de Ponta Delgada e Yichang, província de Hubei, China.
Segundo uma nota enviada à nossa redação, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada manifestou abertura para uma eventual geminação entre as duas cidades e afirmou que o assunto será estudado pelo executivo camarário.
A cidade de Yichang tem 21 quilómetros quadrados, 4.5 milhões de habitantes e 20 grupos étnicos.
Com mais de 2700 anos de história, foi nesta cidade que se descobriu a arte da seda. É a segunda maior cidade da região de Hubei e nela foi construída a primeira central hidroelétrica. É o coração da energia hidroelétrica na China.
A cidade chinesa Yichiang foi a grande vencedora da edição 2016 do Sustainable Transport Award (STA).
Yichiang é uma cidade influente na área central da China e construiu em apenas um ano 20 quilómetros de corredores de BRT de alta qualidade (Padrão Ouro, de acordo com o Padrão de Qualidade BRT).
A rápida implementação de toda essa infraestrutura foi fundamental para reduzir os congestionamentos e diminuir os índices de poluição na cidade.
Com a implementação dos novos corredores de BRT, cerca de 500 vagas de estacionamento foram removidas para dar lugar a 30 quilómetros de ciclovias e a implantação de um novo sistema de bicicletas públicas, com 645 bicicletas e 27 estações, oferecendo mais oportunidades de integração e acesso à cidade.
É esta a cidade que, agora, apresenta uma proposta para se geminar com Ponta Delgada.
DL/CMPD
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Leave a Reply