Log in

D.A.M.A são cabeça de cartaz das Festas de Santo António, em Santa Cruz

© D.R.
pubpub

A banda portuguesa D.A.M.A. é cabeça de cartaz da 31.ª edição das Festas de Santo António, que irá decorrer entre 7 e 13 de junho, em Santa Cruz, Lagoa, segundo comunicado da Câmara Municipal da Lagoa.

O concerto terá lugar na rua do Convento dos Franciscanos, a 9 de junho, e a pulseira de entrada terá o custo de cinco euros,”sendo esta uma medida que visa atenuar os custos do evento, bem como responsabilizar a participação de quem frequenta o mesmo”, segundo a autarquia lagoense.

A pulseira poderá ser adquirida a partir do próximo dia 16 de maio, na Casa da Cultura Carlos César, Convento de Santo António, Gabinete de Atendimento ao Munícipe no Rosário, Posto de Turismo de Água de Pau, Posto de Turismo no Passeio Marítimo da Cidade de Lagoa e Casa da Água Trail Point, no lugar dos Remédios.

A entrada será gratuita até aos 12 anos (inclusive), sendo paga a partir dos 13 anos de idade. Para as crianças e jovens com idades entre os 6 e os 17 anos (inclusive), as pulseiras referentes a menores de idade deverão ser levantadas no dia e local do concerto, à entrada do recinto, devidamente acompanhadas por um adulto.

A câmara da lagoa explica que “à semelhança do ano passado, as Festas de Santo António abrangerão outros espaços envolventes ao Convento de Santo António, nomeadamente o Polidesportivo de Santa Cruz, o jardim daquele equipamento municipal, abrangendo também a rua de Santo António e a rua do convento dos Franciscanos”.

Programação

A sessão oficial de abertura destas festas populares está marcada para as 19h30, do dia 7 de junho, seguindo-se a abertura da Feira de Artesanato e Exposições, no claustro do convento de Santo António, com a atuação do grupo folclórico «O Grujola» e do Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz. 

No sábado, dia 8 de junho, a Feira de Artesanato terá as suas portas abertas entre as 17h00 e as 22h00, onde haverá lugar para a atuação do “Duo Toadas”. Este dia será marcado pelo desfile e atuação das Marchas Populares de Santo António, com início pelas 19h00, com a atuação da Charanga dos Escuteiros de Santa Cruz. Crianças, jovens e adultos desfilarão no Polidesportivo de Santa Cruz, abrilhantando e animando toda a noite, que termina pelas 24h00 com a tradicional fogueira de Santo António e fogo de artifício.

O domingo, dia 9 de junho, começa com a 24.ª Prova de Pesca Desportiva de Santo António, na Baía de Santa Cruz. Pelas 20h00, haverá a atuação do grupo «Onda Popular», seguida da atuação do grupo Umbrella’s Dream. Os músicos portugueses D.A.M.A. subirão ao palco, pelas 22h30, no recinto improvisado na rua do Convento dos Franciscanos, animando o resto da noite com as suas músicas mais conhecidas.

A tarde do dia 10 de junho, feriado do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, será dedicada aos mais novos com uma tarde infantil, entre as 15h00 e as 18h00, com pulas-pulas e pinturas faciais. A Feira de Artesanato estará aberta entre as 17h00 e 22h00, no claustro do convento de Santo António. Pelas 17h30, terá lugar a atuação do Grupo de Cantares Vozes de Monte Santo. Pelas 18h00, haverá a habitual distribuição gratuita de sardinhas grelhadas e pão de milho para toda a comunidade, com a atuação do grupo «Tradições da Lagoa». Pelas 20h30, subirá ao palco o grupo «Doce Sinfonia», seguido da atuação do grupo «Sétima Geração. A noite terminará animada pelo concerto do artista nacional José Malhoa.

Na terça-feira, dia 11 de junho, pelas 20h00, o polidesportivo de Santa Cruz acolherá uma demonstração por parte dos atletas do Centro Karaté de Lagoa, seguida da atuação do grupo «Som do Vento». A noite será ainda abrilhantada pela Gala de Patinagem Artística do Clube de Patinagem Artística de Santa Cruz.

O dia 12 de junho será marcado pelos Casamentos de Santo António, com início pelas 17h00, na igreja do convento de Santo António. A cerimónia inclui um brinde aos noivos com bolo comunitário.

No dia 13, pelas 19h00, realizar-se-á a missa solene de Santo António, seguida de procissão e tradicional bênção e distribuição do “pão de Santo António”. Em seguida, decorrerá o encerramento das festividades com fogo de artifício.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.