O presidente do governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, participou na abertura do curso Pescador +, uma medida pioneira de qualificação de adultos do setor.
“Saber ler, escrever, e ter uma carteira profissional faz a diferença na vida da pessoa, da sua família e da comunidade onde está inserida”, lembrando a necessidade de “literacia” no setor e de uma atenção permanente à sustentabilidade do mesmo.
Destinado a mais de quarenta profissionais da pesca de Rabo de Peixe, o curso terá uma duração de quatro meses e conta com o apoio da rede Valorizar, anunciado anteriormente por Manuel São João no encerramento da semana das pescas, em abril deste ano.
“Estamos a dar condições para o sucesso e a promover o gosto pela participação. E todos têm de ter este compromisso com o sucesso”, prosseguiu José Manuel Bolieiro, que esteve em conversa com os alunos presentes na abertura do curso.
Este é um novo projeto que abre portas para que quem queira enveredar por esta profissão, com equivalência 4.º e 6.º anos da escolaridade.
Constitui um passo fundamental para os proponentes alcançarem, numa fase posterior, o acesso a níveis superiores como arrais de pesca ou mestre, sendo também um instrumento importante para uma justa reivindicação por “melhores rendimentos”, assinalou José Manuel Bolieiro.
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.