A exposição “Alenquer, Património e Identidade” vai estar patente entre 7 de junho e 11 de julho no Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada, de acordo com nota de imprensa da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Mostra reúne 24 peças do acervo da Câmara Municipal de Alenquer e resulta de uma parceria entre ambas as autarquias, procurando dar a conhecer “uma imagem da sua história e das suas tradições” e “o culto e as Festas do Império do Divino Espírito Santo, instituídas em Alenquer pela Rainha Santa Isabel e por seu marido, o rei D. Dinis, em 1321”, lê-se, na mesma nota.
Exposição é composta por peças arqueológicas e artísticas, pergaminhos e livros raros, representativos de vários séculos de testemunhos materiais da história e pré-história da vila de Alenquer, localizada nos arredores de Lisboa.
No site do município, Alenquer apresenta-se não só como “Terra do Espírito Santo”, mas também como “Presépio de Portugal”, “Terra de Damião de Góis” e “Terra da Vinha e do Vinho”, designações que vai adotando, simbolicamente, em vários ciclos culturais temáticos, no decurso do ano, refere ainda o comunicado da câmara de Ponta Delgada.
A 6 de julho de 2023 Ponta Delgada e Alenquer celebraram um protocolo de geminação numa cerimónia que teve lugar no edifício dos Paços do Concelho. Com este ato simbólico, “as relações bilaterais entre os municípios ficaram fortalecidas e reafirmaram-se as afinidades históricas e culturais com o culto e com as festas evocativas do Divino Espírito Santo”.
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.